terça-feira, 22 de junho de 2010



Esta é minha primeira gravura feita com maçarico. Escolhi uma pedra cinza (mais dura). nivelei ela com areia peneirada, depois gratinei com carburundum de três gramaturas diferentes. Protegi as bordas com goma arábica e passei o esboço com papel carbono. Só então utilizei o lápis litográfico nº 2.

Passei breu, e apliquei o maçarico (cerca de 3 segundos em cada ponto, mantendo um pouco mais nas áreas mais escuras. Não passei talco (mas deveria). Aplique as 7 camadas de goma árábica, sendo a última com duas gotas de ácido.

Feito isso, apaguei o desenho com tinner, deixando só o "fantasma". Apliquei uma agüada de tinta com estopa, fiz algumas provas até entintar bem, e parti para a impressão.

O método do maçarico funciona, mas em alguns pontos perde para o processo de acidulação. Me refiro os cinzas, e degradês. Ou talvez seja questão de prática, mesmo.

Mas então, quantas litos tu tens?


(postado por Rômulo Eisinger)

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Link: http://www.youtube.com/user/litografia2010ufsm
No Link você encontrará os videos produzidos pelos alunos que participaram do Projeto de Litogravura da Universidade Federal de Santa Maria, do curso de Artes Visuais - Desenho e Plástica, da aula de apoio do Atelie de Gravura.

Projeto realizado no 1º semestre do an ode 2010, no qual a litogravura é realizada através da queima do desenho na pedra, com a utilização de maçarico. No qual dá ao litogravador a alternativa de utilizar o fogo e acelerando o processo da goma arábica, no qual sem o maçarico teriamos de esperar 4horas e com a queima não sendo necessário a espera.

Postado por Mauricio R. Dotto

Procedimento destas 3 pedras:
1)escolha da pedra
2)granitagem com areia peneirada
3)nivelamento da pedra
4)granitagem com carburundum
5)proteção da bordas da pedra com goma
6)desenho na pedra, com lapis gorduroso Nº2(+ gorduroso)
7)Breu
8)Talco
9)Maçarico
10)7 camadas de goma, sendo a última camada contendo 2 gotas de acido em 30ml de goma
11)viragem
12)lava pedra
13)estopa com um pouco de tinta, para puxar o desenho
14)entintagem
15)impressão

Ao meu ver, o processo de maçarico, funciona para quem trabalha com auto contraste, pois das minhas experiências com o maçarico, ele sempre acaba deixando o desenho chapado, com um preto sem escalas de cinzas.
Então na próxima vez que trabalhar com maçarico abusarei mais do auto contrate do mais escuro e regiões limpas (claras).


postado por Mauricio Reindolff Dotto
http://maudotto.blogspot.com/
 

Copyright 2010 Litografia UFSM 2010.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.