quinta-feira, 30 de setembro de 2010





depois de minha primeira pedra ter sido um desastre adivinhem só...a segunda tbm foi...poiseh...já estava quase desistindo dessa história de Litografia quando resolvi tentar uma última vez...eu não sou tão azarado assim...
novamente fiz todo o processo de retiragem do desenho antigo, aplainamento, redesenhar...porém, dessa vez não usei o ácido, utilizei a técnica do Massarico, ou seja, ao invés de toda aquela trabalheira de ficar passando inumeros ácidos com concentraçoes diferentes passa-se apenas o breu e em seguida o massarico sobre o desenho da pedra, deixando um pouco mais de tempo sobre os lugares mais escuros(cerca de 3 segundos)...em seguida é aplicado uma demão de talco para secar o excesso de residuos do lápis, e então 7 demãos de goma arábica, sendo a última com ácido fórmico...depois apenas retira-se toda a goma com agua e solvente e a pedra esta pronta para ser impressa...
pessoalmente gostei do resultado com o massarico, a única desvantagem é que ele nao proporciona muitas nuancias de cinzas, limitando-me entao a projetos de alto-contraste, com algumas raras areas de cinza, e quando estas eram utilizadas, ao desenhar, eram muito sutis as áreas preenchidas, pois o massarico planifica muito os detalhes...mas gostei dos resultados, apos algumas provas para emparelhar o entintamento consegui ótimas impressoes, quase nao havendo diferenças entre as primeiras e as últimas...e é claro, a experiencia conta um pouco, pois percebi que nas duas primeiras matrizes que perdi o motivo foi apenas descuido e falta de prática, ao fazer voltar o desenho descundei-me e deixei a a agua e o solvente misturados com a tinta secarem sobre as áreas brancas, acasionando assim

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